BLOG

O que é um rastreador de carro?

Os rastreadores para carros são equipamentos de geolocalização que, quando devidamente instalados no veículo, indicam onde os mesmos estão circulando ou estacionados. Geralmente são aparelhos pequenos que emitem sinais por meio de antenas (os modelos modernos possuem antenas internas que geram emissão de sinais amplificados).

 

Como funciona um rastreador veicular?



Um aparelho rastreador de carros pode funcionar através de dois tipos de tecnologia: sistemas de radiofrequência ou por meio de aparelhos integrados com GPS (Global Position System).

Os rastreadores com funcionamento via radiofrequência (RF) se baseiam na triangulação de sinais captados por redes formadas por grandes antenas receptoras, que permitem uma ampla cobertura de área, e a localização do objeto rastreado até mesmo em lugares fechados ou cobertos.

O GPS funciona através de uma rede composta por 24 satélites, que circulam pela Terra de uma forma que pelo menos 4 deles estejam visíveis pelos sensores de qualquer ponto do planeta.

Esses receptores são codificados para captar os sinais de pelo menos 4 desses satélites, decodificando as localizações enviadas por meio de coordenadas (latitude e longitude, por exemplo).

Sendo assim, esse sistema pode enviar sua localização exata para pontos receptores localizados em terra, que são transmitidos para centrais que oferecem o serviço de rastreamento veicular.

Além dos rastreadores, outro uso civil muito comum são nos navegadores. O famoso aparelhinho que costumamos chamar de GPS, na verdade é um navegador que utiliza o sistema GPS para funcionar.

 

E qual é o melhor rastreador para carro?

A escolha do melhor rastreador veicular vai depender muito das suas necessidades. Por exemplo: se você circula com seu carro dentro de uma área de cobertura regional (como grandes centros urbanos igual São Paulo ou Rio de Janeiro), a tecnologia mais indicada será a radiofrequência, já que permite localização e rastreamento em locais fechados e é imune a boa parte das interferências.

No entanto, se você circula fora da área de cobertura regional – como em viagens constantes – o mais indicado são os aparelhos que operam por sinais GPS.

Hoje em dia também é possível encontrar opções sem necessidade de pagamento da mensalidade – com acompanhamento e manutenção realizada pela internet, em computadores ou celulares – opções com bloqueadores e alarmes e até mesmo opções ativadas por meio do aparelho celular.

 

Qual é a importância do rastreamento e monitoramento de um veículo?

 

Com o aumento da criminalidade em várias cidades do Brasil, o rastreamento e o monitoramento de um carro passaram a ser essenciais para proteger tanto os ocupantes do veículo quanto o próprio automóvel. O avanço da tecnologia, como a utilização de satélites para localização em tempo real, permitiu que se tenha cada vez mais precisão no controle de uma frota inteira ou apenas de um automóvel ou de uma moto. Entenda, a seguir, qual a importância do rastreamento e do monitoramento de veículos para a segurança de diferentes públicos, bem como para a preservação do patrimônio material.

A tecnologia a serviço da proteção

Se por um lado houve aumento de crimes que envolvem veículos, por outro ocorreu um intenso desenvolvimento de tecnologia para combate a essa prática. Seja numa situação de furto, quando o carro é levado sem a presença do condutor ou vítima, ou em caso de roubo ou assalto, quando o motorista do veículo está presente, o rastreamento e o monitoramento podem ser fundamentais para a recuperação do automóvel poucos instantes após o crime.

Vale lembrar que, em caso de assalto, não é recomendável que o motorista reaja, para evitar danos à própria vida e aos demais ocupantes do automóvel. Em seguida, ao acessar a central de monitoramento do veículo, o condutor poderá identificar a localização exata do carro e acionar a Polícia. Mesmo numa situação eventual de sequestro, um familiar da vítima pode visualizar o paradeiro do veículo na central, graças ao rastreamento por satélite. Com isso, o trabalho dos órgãos de segurança fica mais facilitado, já que não se perde tempo para encontrar a localização do automóvel.

A importância do rastreamento para a segurança da família

O rastreamento de veículos é uma tecnologia que está acessível para diferentes públicos, de famílias a empresas. No uso familiar, o monitoramento do carro proporciona maior segurança, por exemplo, para pais que querem saber onde os filhos se encontram. Como esse tipo de serviço funciona 24 horas por dia e o acesso pode ser feito pela internet, em vários dispositivos, é possível checar a qualquer hora o paradeiro de um veículo. Em casos de pane, é possível enviar a localização precisa para um guincho, por exemplo.

O rastreamento do carro, por meio de satélite, também é um complemento para quem adquire um seguro para automóvel. Isso porque, com o uso dessa tecnologia, diminuem-se consideravelmente as chances de perda total do carro, em caso de furto ou roubo. Se houver um crime, o motorista poderá informar a localização do veículo à Polícia e, com isso, facilitar a recuperação. Por isso, geralmente os seguros dos carros que possuem rastreador tendem a ter preços mais baratos do que aqueles que não tem esse serviço.

Casos em que o rastreamento deve ser prioridade

Possuir um carro rastreado é sinônimo de segurança em geral, porém, em alguns veículos o rastreamento deve ser prioridade para o motorista. Por exemplo, se você possui um carro de alto padrão ou recém adquiriu um veículo popular novo, mas financiado em várias prestações, ter o automóvel rastreado é uma ação necessária para preservar o investimento no bem.

O monitoramento por satélite também é altamente recomendável para veículos que possuem grande índice de roubos, como os carros com cores branca, prata e preta. Para você saber se o seu modelo está entre os mais procurados pelos criminosos, uma sugestão é consultar o Índice de Veículos Roubados (IVR), divulgado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda.

Facilidade para acompanhar o monitoramento

Embora a tecnologia por trás do rastreamento veicular via satélite seja um tanto complexa, já que envolve cálculos sobre latitude, longitude e altitude, além de tempo, a visualização dos dados obtidos é bem fácil. A posição do veículo pode ser vista em mapas digitais, em muitos casos sobre as representações gráficas do próprio Google Maps, que são conhecidas por grande parte dos usuários de internet.

Outra vantagem do monitoramento pela web é que a localização também pode ser visualizada por meio de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. Com um login e uma senha, o usuário do sistema de rastreamento poderá acompanhar a movimentação do próprio veículo. Pode parecer brincadeira, mas essa funcionalidade pode ajudar até alguns motoristas mais esquecidos, que não se lembram em qual rua estacionaram os carros, principalmente em centros de grandes cidades.

Quanto mais proteção melhor

Na hora de dirigir, quanto mais segurança o motorista tiver melhor. Logo, além de dispor do rastreamento do veículo, é recomendável também contar com a proteção de um seguro e de uma assistência 24 horas, para casos de pane elétrica ou mecânica, troca de pneus etc. O melhor é que, com o rastreamento, o valor do seguro fica mais baixo. Em alguns casos, essa redução pode chegar até 30% do preço original de uma apólice comum (sem rastreador).

O que considerar na contratação do monitoramento

Agora que você já entendeu a importância do rastreamento e do monitoramento do veículo, vale lembrar o que precisa levar em conta quando for contratar esse serviço. Em primeiro lugar, avalie a experiência da empresa nesse ramo de atuação, bem como a capacidade tecnológica que ela possui. Um ponto importante, antes de fechar o contrato, é saber se a prestadora do serviço possui cobertura em todo o território nacional.

Você perceberá que a contratação do rastreamento tem valores bem acessíveis, se comparada a alguns planos de seguro. Ainda assim, avalie o pacote que melhor se adapta às suas necessidades, por exemplo, se quer um uso familiar ou empresarial. Hoje em dia as empresas de monitoramento possuem planos progressivos, que agregam outros serviços, como o próprio seguro do automóvel e o reparo de problemas mecânicos.

Seguro com Rastreamento

Lembre-se de que o monitoramento veicular via satélite não substitui o seguro do automóvel, mas, na verdade, complementa essa proteção. Isso porque, caso o motorista se envolva em uma colisão, o reparo será pago pelo seguro. Já o rastreamento tem importância fundamental para a recuperação do carro, nos casos de roubo ou furto. Imagine o transtorno que uma família teria, se precisasse esperar semanas para que o veículo roubado fosse encontrado pela Polícia. Sem dúvida, várias atividades deixariam de ser feitas e, em alguns casos, os prejuízos poderiam ser grandes, ainda mais para quem usa o carro para ir para o trabalho.

Por outro lado, ter apenas o seguro também não é tão vantajoso. Afinal, se você tivesse o carro roubado e ele não fosse encontrado pela Polícia, teria que esperar no mínimo 30 dias para receber o pagamento da seguradora. Você deve concordar que ficar um mês sem o automóvel traria bem mais gastos do que a mensalidade do serviço de rastreamento, não é mesmo? Por exemplo, um pai que utiliza o carro para levar os filhos para a escola teria que pensar em alternativas urgentes para não prejudicar a rotina da família. A situação seria ainda pior para profissionais autônomos, que possuem o carro como instrumento de trabalho.

Suporte técnico e central de alerta

Quando for contratar o rastreamento via satélite para o seu carro, conheça o suporte técnico que a empresa oferece, bem como a central de monitoramento da prestadora de serviços. Afinal, ela precisa estar a postos no momento em que você precisar. Saiba se ela possui atendimento 24 horas e se a ligação para a central é gratuita, isso porque ninguém sabe como estará numa situação de roubo, não é mesmo?

Como você pôde perceber, o valor dispensado na aquisição do serviço de rastreamento veicular é um investimento na segurança das pessoas e uma proteção para o patrimônio material. Enquanto um bem, como um carro, é possível de algum modo recuperar, ao se adquirir um novo, com uma vida a situação é diferente. Basta conhecer as histórias de pessoas que foram salvas de sequestros ou que passaram ilesas por assaltos. Portanto, o monitoramento de veículos tem grande importância para assegurar bem-estar e tranquilidade, seja para uma família ou para uma empresa.


MAPA DE POSIÇÕES E RELATÓRIOS

O percurso corrido pelo automóvel, gera para o sistema um comando de informações, ou seja, o sistema traça aquele caminho que normalmente você percorre no seu dia a dia, informando hora e data. Outro comando que faz parte desse rastreador, é o relatório de posição, o próprio sistema, gera um relatório indicando os locais por onde o veículo passou e a velocidade média que ele estava.

Já parou para pensar na utilidade deste sistema? Você pode controlar gastos de combustíveis, e medir o caminho mais econômico para você ir.

Você também pode controlar as informações que vai receber, ou seja,  filtrar o tipo de informações do relatório. Lembrando! O relatório só é gerado se a ignição do carro estiver ligada. Não esqueça.

Existe também o relatório de eventos. O que significa isso? O relatório de eventos te indica falhas ou anormalidades possíveis no rastreador, ou seja, indica falha no sinal ou a perda do mesmo, problemas com o seu GPRS e GPS, problemas com a bateria do rastreador, falha de comunicação, entre outras.


COMANDOS

Como você mesmo tem o poder de manusear o sistema e enviar comandos, algumas informações lhe são necessárias:

Você tem as opções de atualizar posição; sempre quando o veículo estiver com a ignição ligada ele irá gerar relatórios e enviar uma posição de minuto em minuto para o sistema, porém se a ignição estiver desligada, ele enviará a posição apenas de hora em hora. O comando atualizar posição, faz o rastreador informar ao sistema sua posição esteja a ignição ligada ou não, informando assim a sua localização exata.

Outro comando não menos importante, aliás, o comando que muitos consideram mais útil, é o bloqueio e desbloqueio do veículo. Você pode ativar o bloqueio do veículo ao estacionar, impedindo assim o roubo do mesmo, já em casos de roubo do seu veículo, quando você aciona essa ação, o carro vai morrendo sequencialmente até estagnar e quem tiver dirigindo não conseguir mais andar. Para normalizar essa situação de bloqueio, basta você clicar na opção desativar bloqueio que o comando será entendo pelo sistema em até 1 minuto.


LOCALIZAÇÃO COM PRECISÃO

O sistema disponibiliza a localização precisa de onde o seu veículo localizado. Isso se torna interessante quando aquele amigo seu pede o seu carro ou moto para ir a algum lugar não é mesmo? Pois você poderá acompanhar o trajeto traçado pelo carro, e o sistema te enviará a localização exata do seu veículo, esteja ele em movimento ou parado. Outra vantagem dessa localização, é que o sistema funciona através de um GPS e de um GPRS, você terá disponível em seu mapa as localidades, ruas próximas, e caso esteja perdido, encontrará o caminho facilmente com a visualização das ruas pelo mapa.


ACESSO 24H POR DIA

O sistema disponibiliza o seu acesso 24 horas  por dia, seja em um computador ou em uma rede móvel, você poderá ter todas informações através da internet. Temos uma equipe disponível para ajudá-lo e tirar todas as duvidas sobre o manuseio do sistema ou dar apoio a você.


Benefícios  de rastreamento veicular

QUER TER BENEFÍCIOS DE RASTREAMENTO VEICULAR? QUER ANDAR MAIS SEGURO NAS RUAS DA SUA CIDADE? JÁ CONHECE OS BENEFÍCIOS  DE RASTREAMENTO VEICULAR DA CAR TRACK? É SIMPLES E PRÁTICO PARA VOCÊ E VAI TE MANTER SEGURO AO SAIR DE CASA. 

  • Informação em tempo real da localização do seu veículo ou frota
  • Detalhes dos itinerários, paradas e horários de chegada ou saída
  • Te dar mais facilidade para encontrar pontos de referências
  • Controle de velocidade
  • Delimita as áreas que o veículo pode entrar ou sair  , através de cercas eletrônicas                                                                                                                                                                                                                                                           Com esses benefícios você pode evitar:
  • Custo excessivo de combustível
  • Em casos de frotas , desvio de itinerários de trabalho
  • Paradas não programadas
  • Impossibilidade de localização
  • Furtos e roubos
  • Adentrar em áreas de risco